terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mestre Zé Picanço - Quilombo Conceição do Macacoari (Amapá)


S. Zé Picanço vive no Quilombo  Conceição do Macacoari e também na comunidade Carmo do Macacoari. Tem que se dividir assim porque no Quilombo não existe escola para suas filhas. Assim, mantém duas moradas, e vai sobrevivendo de seu roçado (mandioca, milho, feijão, banana, cupuaçu) e do extrativismo do açai, o ouro negro da Amazônia.

É um exímio conhecedor do Rio Macacoari, já que nasceu ali e há mais de 70 anos navega em suas água, não mais tão claras como no tempo de seu pai, em razão da grande quantidade de búfalos existentes na região. 

 Mas, S. Zé Picanço não se deixa abalar por isso. E  tenta mostrar às novas gerações um caminho diferente, de proteção e respeito à mãe natureza. Com uma exemplar consciência ecológica faz questão de mostrar àqueles que o visitam as belas paisagens do Quilombo, ainda intactas, verdadeiras obras de artes, cenários perfeitos para inspirar os amantes da natureza e da cultura. Com S. Zé Picanço vivencia-se a força da natureza que vem das florestas, dos rios e igarapés, dos botos, das aves, dos açaizais, dos peixes. E de quebra, ouve-se muitas histórias desse quilombola que vive em harmonia com a natureza, no meio da floresta amazônica,  oferecendo verdadeiras aulas de educação ambiental e, principalmente, de vida, de resistência de um povo que vive com alegria, todas as dificuldades de se morar à beira de um rio, escondido, invisível aos olhos dos governantes de plantão.

S. Zé Picanço é um mestre da cultura amazônica, um contador de histórias, um amante da natureza e da vida e da paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário