terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mestra D. Marciana - Comunidade do Maruanum (Amapá)

Dona Marciana faz cerâmica de barro em sua comunidade afrodescendente do Maruanum, zona rural de Macapá, Amapá. Aprendeu essa arte na beira do rio, com sua vózinha, que ia lhe passando os ensinamentos, entre uma cantoria e uma catada do barro próximo àquele pedacinho da floresta Amazônica. As músicas entoadas vieram passando de mãe para filho, com seus antepassados africanos, que eram escravos, e se chama marabaixo.

D. Marciana faz parte também do grupo de Marabaixo da Comunidade, formado por várias pessoas, inclusive seus filhos e netos. Ela é uma das cantadores do grupo,  deixando emocionados àqueles que têm oportunidade de presenciá-la em ação, soltando vários ladrões (versos de improviso) de marabaixo, com sua voz firme e postura forte. Pura energia positiva!!!

Hoje, D. Marciana continua fazendo sua  arte e, melhor, levando pelo Brasil afora expondo em feiras e  congressos em que é convidada,  um pedacinho da sua história, da história do Amapá, da Amazônia negra. Tudo para ajudar a manter viva sua cultura. Graças à leitura de mundo de D. Marciana, conseguimos levar uma biblioteca comunitária Arca das Letras para sua comunidade, para tentar ajudar na formação das novas gerações.
D. Marciana sendo entrevista na Rádia Megafônica NossaCasa pelo Palhaço Ribeirinho

Vídeos da D. Marciana:


Nenhum comentário:

Postar um comentário