quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Mestra D. Matilde - Reserva Extrativista do Rio Cajari (Amapá)


D. Matilde mora na Comunidade Santa Rita, município de Vitória do Jari no Amapá. A comunidade é ribeirinha, ou seja, só se chega navegando pelo lindo Rio Cajari, em plena Floresta Amazônica. É uma moradora antiga da Reserva Extrativista do Rio Cajari, que viu nascer. Ela fundou sua comunidade que foi crescendo, conforme seus filhos iam casando e construindo suas casas uma ao lado da outra.

Hoje, existem um pouco mais de dez casas na comunidade. Ainda não existe luz 24 horas, o que é muito comum pelas comunidades do Amapá, mas agora já há escola até a 4ª série para seus netos, o que já é um avanço, segundo ela, pois não teve oportunidade de estudar, no seu tempo de menina. 

Apesar de analfabeta, D. Matilde aceitou de pronto receber uma biblioteca comunitária BArca das Letras em sua comunidade (na sua casa) e, inclusive, participou da capacitação para agentes de leitura juntamente com seus netos, todos  interessados em adquirir mais conhecimento.

Por isso e por muito mais, D. Matilde, a matriarca da Comunidade, é uma mestra do mundo da leitura, da cultura tocada pelo próprio povo, que não espera cair do céu e faz a cultura ser sempre viva, ainda que em lugares isolados deste Brasilzãooo!!!

D. Matilde, uma sábia guerreira amazônidaJovens leitores da Reserva Extrativista do Rio Cajari

Um comentário:

  1. D Matilde mora na comunidade de São Sebastião na RESEX do Rio Cajári, não na comunidade de Santa Rita informado a cima.
    Publicado pelo Prof. Antônio Carlos da Silva
    Servidor do municípoi de Vitória do Jarí.
    E-mail- antoniojari@gmail.com

    ResponderExcluir