quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Mestra Verônica dos Tambores - Mazagão Velho (Amapá)




Verônica dos Tambores é uma mulher de raça e muita vibração positiva. Faz cultura viva, a todo momento. Tá no sangue, na cor, na alma. Exala a cultura afroamapaense e brasileira. Num simples bate-papo no meio da rua,  num encontro ao acaso, Verônica, mestra das músicas com Tambores, nos enche de conhecimento, esperança e espiritualidade. 

É uma mantenedora da cultura afropopular do Marabaixo, seja em Mazagão(sua comunidade de origem, onde sempre participa das Festividades Religiosas tradicionais), em Macapá (onde reside atualmente e trabalha) e no Brasil(fazendo shows). Certa vez, durante uma manifestação pela valorização da Educação no Amapá, perguntei se a cultura e o Marabaixo têm o poder de transformar a educação, e ela de pronto me respondeu: 

“A cultura é o ponto fundamental. Quando você tem arte, quando você tem tradição, quando você não tem vergonha de mostrar o que é teu, faz efeito. Agora quando você tem vergonha de ser você e apresentar o que é de você, você se esconde e não faz efeito. Agora, eu, Verônica dos Tambores, eu tenho torcido muito, pela postura que eu tenho, pela indignação que eu tenho, pela forma que meu pai me deu de me educar e educar meu povo. Só a coragem, só a força, só a energia, só a determinação pode chegar no ponto fundamental. E o Marabaixo é a resistência não do negro, mas de um povo que veio para salvar a humanidade.”

Nada mais a dizer, só posso pedir gentilmente que os tambores sempre rufem para o cantar forte da resistente Mestra Verônica dos Tambores, afinal, como bem diz em seus versos e ladrões de Marabaixo (frases que se repetem durante toda a canção):

Os tambores...
Os tambores fazem parte da minha vida
Os tambores a minha missão
Os tambores falam da poesia
Os tambores...


Viva Mestra Verônica dos Tambores. Vivaaaaa!!!


Vídeos com Mestra Verônica dos Tambores:







Nenhum comentário:

Postar um comentário