quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Mestre S. Manoel - Reserva Extrativista do Rio Cajari (Amapá)


Mestre Manoel é pescador artesanal, extrativista(extrai da floresta os frutos, os cheiros e sabores necessários apenas à sua alimentação/sustento seu e de sua família). Vive à beira do Rio Ajuruxi, na Foz do  Rio Amazonas, no município de Mazagão, no sul do Amapá. Sobrevive na região cujo os índices de desenvolvimento são os mais baixos de todo o Estado, reflexos, por certo, da péssima qualidade d@s polític@s da região. 

Sua comunidade, denominada Santo Antonio do Ajuruxi, fica localizada na Reserva Extrativista do Rio Cajari - RESEX-CA, e possui menos de dez casas. Porém, é lá que está localizada a sede da Associação dos Moradores Agroextrativistas do Rio Cajari - AMAEX-CA, onde desenvolvemos várias atividades de incentivo à leitura com os filhos do Mestre Manoel(como a nossa Agente de Leitura da BArca das Letras Cristiane) e de outros moradores.
NossaCasa é preservação da Amazônia Transporte escolar das crianças, adolescentes e jovens amazônidas

A Reserva Extrativista do Rio Cajari (RESEX - CA) é uma unidade de conservação da natureza (UCN) federal, tendo sido criada pelo Governo Federal em 1990 numa área de 481.650 hectares no estado do Amapá, abrangendo três municípios (Laranjal do Jari, Mazagão e Vitória do Jari). São dezenas de pequenas comunidades que vivem abandonadas pelo Poder Público nas suas mais básicas necessidades, como: educação de qualidade; saúde (atendimento médico de rotina e remédios); energia elétrica 24 horas (disponível apenas por 3 hs por noite); telefone público; internet; banheiro igual o da cidade ou seco; lazer e cultura. Por lá, o grau de escolarização é muito baixo, uma vez que o ensino é de qualidade duvidosa e não é regular e sim modular (uma disciplina é dada em 52 dias, ministrada por professores que vão da sede dos municípios ou da capital, Macapá).

NossaCasa é parceria
NossaCasa é Chico MendesA RESEX-CA está sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes - ICMBio/Ministério do Meio Ambiente e de um Conselho Gestor formado por integrantes da sociedade civil em geral. Apesar do esforço dos poucos servidores do ICMBio, as demandas não conseguem ser atendidas em sua integralidade, o que deixa as comunidades reféns das políticas assistencialistas dos Governos,
 como o Bolsa Família, tornando-se, assim, presas fáceis para @s polític@s oportunistas, que só aparecem por lá de dois em dois anos, época de eleições.
NossaCasa é Artes e LetrasNossaCasa é Rádio Comunitária, LIVRE!!!
Mas, apesar desse quadro social caótico, a alegria e amabilidade impera entre os que vivem na RESEX Cajari. Sempre somos recebidos com muito carinho por tod@s que lá vivem, como é o caso do Mestre Manoel, cuja a arte é sentar à mesa, tomar um cafezinho e contar muitas histórias vivenciadas por ele ao longo dos vários anos morando e pescando à margem do Rio Ajuruxi. 

Para saber mais :

- sobre a RESEX CAJARI acesse http://www.ibama.gov.br/resex/cajari/cajari.htm

- Também veja nossos vários vídeos com moradores das comunidades da RESEX-CAJARI gravados em 2008/2009 durante nossas rodas de leitura para instalação das bibliotecas rurais Arca das Letras (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e BArca das Letras (Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania) : 

- Outros textos na mídia: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário