quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Mestra D. Maria do Rosário - Belém (Pará)


D. Maria do Rosário cultiva há mais de três décadas a arte de fazer e servir aos moradores de Belém/PA a iguaria tipicamente da cultura amazônida : o tacacá. Todas as tardes, depois da chuva, ela, seus filhos e seus fiéis colaboradores instalam cadeiras e trailler na calçada do Colégio Marista, na Av. Nazaré (próximo ao Tribunal de Contas do Estado) e lá recebem os amantes da culinária paraense.

Da enciclopédia livre http://pt.wikipedia.org/ extraímos que o "tacacá tem origem nos indígenas paraenses e, segundo Câmara Cascudo, deriva de um tipo de sopa indígena denominada mani poi. Segundo ele, “Esse mani poí fez nascer os atuais tacacá, com caldo de peixe ou carne, alho, pimenta, sal, às vezes camarões secos.” É encontrado particularmente no ParáAcreAmazonasRondônia e Amapá. É preparado com um caldo fino de cor amarelada chamado tucupi, sobre o qual se coloca goma, camarão e jambu. Serve-se muito quente, temperado com sal e pimenta, em cuias. O tucupi e a tapioca (da qual se prepara a goma), são resultados da massa ralada da mandioca que, depois de prensada, resulta num líquido leitoso-amarelado. Após deixá-lo em repouso, a tapioca fica depositada no fundo do recipiente e o tucupi na sua parte superior." 

Como se vê, o tacacá é um alimento artesanal, que carrega a energia e ecoespiritualidade vinda dos povos da floresta (nossos agriculturores familiares, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos, indígenas) que cultivam a mandioca em suas terras, objeto do desejo de latifundiários, mineradoras, do agronegócio, grandes pecuaristas, madereiros, empresas de cosméticos e, agora, as barragens, os verdadeiros destruidores da floresta e, por conseguinte, dos povos e da cultura amazônica. 

Que bom que D. Maria do Rosário existe, resiste. Da sua forma simples, ela ajuda, e muito, a perpetuar o modo de vida tradicional vivenciado na Floresta Amazônica, replicando na cidade, a cultura que vem das nossas comunidades rurais, utilizando com primor os produtos da (agri)cultura familiar. E tudo com um toque de mestre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário