terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mestra D. Jitoca - Quilombo São Raimundo do Pirativa (Amapá)


Mestra D. Jitoca é a matriarca do Quilombo São Raimundo do Pirativa, locallizado às margens do Rio Pirativa, município de Santana, no Amapá. Pegando o barco a motor de seu neto Sidinei Picanço, líder da comunidade juntamente com sua mãe D. Maria do Pirativa, em apenas meia hora de uma bela viagem margeando o Rio Vila Nova, chega-se à comunidade.

D. Jitoca completou 103 anos de idade em outubro último, ganhando de presente uma grande festa de seus familiares. Ainda muito lúcida e forte, é ela que mantém viva a cultura tradicional herdada de seus antepassados de raiz africana, como as comemorações religiosas de Santo Antonio e São Raimundo do Pirativa, sempre regadas a muito marabaixo (dança afropopular tipicamente amapaense), batuque e a gengibirra(bebida típica feita com gengibre, abacaxi e cachaça).
Mestra D. Jitoca do Pirativa - 102 anos
Apesar de ter perdido a visão, D. Jitoca sempre lê o mundo ao seu redor e compartilha generosamente seus saberes com aqueles que visitam a Comunidade e com seus filhos, netos, bisnetos, tataranetos etc. Detentora de várias histórias vivenciadas nesses longos anos de sua existência, D. Jitoca adora sentar no pátio de sua casa de madeira, à beira do Rio Pirativa, e, entre uma baforada e outra em seu cachimbo, contar vários causos e dar boas gargalhadas. E assim vai vivendo, com simplicidade, muita sabedoria e felicidade.

Acompanhe os vídeos da D. Jitoca no Canal Youtube NossaCasadeCultura: http://www.youtube.com/watch?v=vqWEND22uC0




Nenhum comentário:

Postar um comentário