quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Mestre Severo - Crixás/GOIÁS

Mestre Severo é uma das pessoas que leva adiante a tradição da Folia do Divino Espírito Santo. Após a morte prematura de Seu Quin(grande incentivador da cultura popular de Crixás), coube a Mestre Severo assumir o comando do grupo de Folia de Crixás, apoiado pela juventude da Comunidade, como a Dayanne Honorato, Nel Maciel (filho de S. Quin), a Francielle e o meu amigo Tuxaua Jean Marconi. 

Tradicionalmente, o grupo se apresenta em junho, época em que acontece a bicentenária Festa do Divino Espírito Santo, a qual inicia com as folias e encerra com a missa em louvor ao Divino Espírito Santo onde também há na porta da Igreja, após a missa, a Festa do Doce que é uma gentileza do Imperador da Folia.  

A dinâmica da festa é a mesma que se vê em outras festividades Brasil afora. Com a bandeira do Divino sempre em mãos, os foliões vão de casa em casa da região, levando a tradição e as bênçãos àqueles moradores que aceitam, de bom grado, receber os ilustres visitantes. Regada a muita música entoada por cantadores e violeiros, as visitas vão se desenrolando de forma respeitosa e alegre, além é claro das comidinhas, bolos e doces típicos servidos pelos gentis anfitriões. Além disso, há a arrecadação de esmolas e também o costume dos devotos de fazerem e cumprirem promessas.

A Catira (dança) da Folia de Crixás é feita sempre com as palmas e sapateados ritmados. Homens, mulheres e crianças participam do grupo de Catira, o que garante a continuidade da tradição popular. E Mestre Severo tá aí para assegurar a manutenção da tradição, guiando os mais jovens pelo rico e diverso caminho da cultura popular.

Para saber mais, acesse:


Veja vídeos em :

Nenhum comentário:

Postar um comentário