domingo, 23 de dezembro de 2012

Cacique Lazaro Kiriri, exemplo vivo de paciência e resistência


Cacique Lazaro fala da importância da reconquista do território indigena para o seu povo
e para o Brasil e dá uma bela lição aos educadores brasileiros, em 11/11/2012.


Cacique Lazaro Kiriri é uma das lideranças da Aldeia Mirandela, que faz parte da Terra Indígena Kiriri, localizada no município de Banzaê, no norte da Bahia. Cacique Lazaro é um exemplo vivo de que com paciência e resistência podemos alcançar nossos objetivos pessoais, e, sobretudo o de uma coletividade.

Durante longos anos guiou seu povo, traçando estratégias, ouvindo as vozes dos encantados e de seus pares, cultivando a união e semeando a mobilização comunitária para que ninguém desanimasse frente às diversidades impostas por não índígenas que ocupavam ilegalmente as terras originárias de seu povo Kiriri. E de tanto resistir e pacientemente persistir, em 11 de novembro de 1995, o povo Kiriri conseguiu a retomada de seu Território, cuja demarcação ocorreu por meio do Decreto nº 98.828 de 15 de janeiro de 1990, com aproximadamente 12.300 hectares, onde hoje vivem mais de 2 mil índios, preservando sua cultura originária, seus costumes, seus saberes, seus fazeres.
 
Cacique Lazaro Kiriri compartilha seus saberes generosamente e pacientemente com aqueles que o procuram, em sua aldeia, e, sempre diz que "os educadores do mundo inteiro precisam conhecer um pouco da geografia do Brasil para aprender(e então ensinar) como se formou o território brasileiro, também com as caractéristicas e a cultura do povo indígena, que respeita a fauna(rei dos nossos irmãos animais) e a flora(rei do verde e das flores coloridas)! E que nunca esqueçam que as coisas mais bonitas são o amor, a paciência e a resistência. E que venha uma nova primavera para toda a humanidade!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário